domingo, 28 de novembro de 2010

Vigilância alimentar e nutricional: antecedentes, objetivos e modalidades. A VAN no Brasil

A vigilância alimentar e nutricional (VAN) é um conceito unicista, na medida em que se propõe a reunir elementos para a definição de políticas e para a instrumentação de programas de ação cujo objetivo final seria a obtenção de padrões adequados de alimentação e nutrição da coletividade.
Os componentes do Sistema de Vigilância Nutricional (Sisvan) são delineados em função de seus objetivos, como a seguir:
1. Vigilância da segurança alimentar, proposta como um instrumento informativo sobre a disponibilidade, acesso físico e acesso econômico aos alimentos básicos, segundo os padrões culturais de cada país, região e ou comunidade. Está ligada, basicamente, à definição de macropolíticas econômicas e sociais.
2. Sistema de alerta rápido, destinado a registrar ou prever crises alimentares agudas, resultantes de acontecimentos climáticos (secas, inundações, geadas, pragas estacionais) ou sociais (conflitos armados ou diplomáticos, por exemplo). O sistema está atento, portanto, a acontecimentos conjunturais, ligando-se, em primeira instância, às instituições e serviços nacionais ou internacionais de atendimento emergencial.
3. Vigilância do crescimento. Incorporada aos serviços de saúde, trabalha, em essência, com variáveis antropométricas (peso ao nascer, peso/idade, peso/altura, altura/idade), possibilitando acompanhar, a nível de indivíduos e comunidades, o crescimento físico das crianças e dos fatores patológicos e am- ambientais que interferem no processo. Constitui o mais difundido dos componentes do sistema.
4. Vigilância das medidas de ajuste econômico, objetivando alertar os governos para a adoção de medidas de ajustes estruturais da economia, face às possíveis implicações adversas em relação à área de alimentação e nutrição. A iniciativa resultou da constatação das graves conseqüências que sofreram muitos paises do Terceiro Mundo, em razão das medidas de ajuste adotadas na vigência da recessão econômica de 1980-83.

BATISTA, Malaquias; RISSIN, Anete. Caderno de Saúde Pública. vol. 9, Rio de Janeiro. 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário